sábado, 24 de outubro de 2009

A vida e suas verdades


Detesto verdades absolutas. Aquelas máximas que as pessoas usam como desculpa para tudo. Frases repetitivas que de tanto serem ditas acabam virando lei. Uma que escuto muito é: trabalhar com gente é horrível. Não deve ser tão maravilhoso ter ninguém para ouvir bom dia no trabalho, para pedir uma opinião, para desenvolver uma idéia, não ouvir alguém te perguntar sobre o cabelo novo, sobre sua mudança de humor, sobre sua feição mais bonita num dia de verão,( em Teresina, prefere-se o inverno).


Outra que acho célebre é: era bom mesmo quando era criança. Ninguém lembra do sofrimento e do medo das primeiras decepções. Daquele herói que passava na TV e que você descobriu que não era de verdade. De quando se perdeu e não sabia como voltar para casa. As pessoas se prendem a idéias fixas, desvalorizando que estão vivendo no momento e o que podem viver.


Eu também já usei muitas dessas desculpas e frases para esconder meus erros e ocultar minhas frustrações, mas procuro a cada dia num trabalho diário de desintoxicação cultural tentar ver as coisas como elas realmente são. Até mesmo quando te falam: se você não estudar, não vai ser ninguém na vida. Não acredite. Primeiro: Você já é alguém.Sabemos que muitas pessoas que não estudaram se destacaram, como esportistas,ganhadores da loto mania, um empregado que depois de muito trabalho virou patrão. Claro que a leitura e o estudo te dão um leque bem grande de opções, mas infelizmente não te dão garantias reais para você se dar bem na vida.


O engraçado é que essas “verdades absolutas” acabam virando ditados populares. E daí vem frases das mais estranhas e até hilárias. “Deus ajuda quem cedo madruga’. Usar o nome de Deus assim e assumir o que ele fala acho até pecado. Não sei se tem algo na Bíblia a respeito, mas se não tiver acho que até colocariam para dar mais credibilidade .”Dinheiro não traz felicidade”.Esse não vou nem comentar. Afinal, depende do que é felicidade para cada um.”Quem avisa amigo é”, encontrei já vários inimigos que adoram me avisar, principalmente as más notícias. Seria uma infinidade de frases que querem te colocar idéias para seguir, o bom é que existe uma variedade enorme para se escolher.Porém, você pode fazer sua própria frase.Mas isso também poderia ser um idéia que quero te colocar, não deixe que pensem por você.

5 comentários:

Irno disse...

Miza...Miza..Miza...realmente a vida é algo muito importante. Não podemos perder nosso tempo nos lamentando por coisas pequenas. O principal combustível que nos impulsiona sem dúvida são nossos sonhos. Por isso é tão importante não deixa-los de lado. Infelizmente, muita gente, por medo de fracassar ou achar não ser capaz, desiste dos sonhos antes mesmo de tentar realiza-los. Não podemos ser assim. Se lamentar uma perda é ruim, pior ainda é lamentar por algo pelo qual nem se tentou conseguir. A vida é curta e a única coisa que levaremos dela é a satisfação de ter vivido tudo aquilo que sonhamos viver. Carpe Diem...Hakuna Matata...Viva La Vida...

JJ disse...

Isso acontece porque o homem adora criar mantras que justifiquem sua própria incompetência.
Dinheiro pode não trazer felicidade, mas todo mundo quer ter. Por que será?

Rômulo disse...

Esqueceu de citar nosso excelentíssimo presidente. Mas realmente essa mania de tentar colocar a vida como uma simples fórmula matemática é um método das pessoas tentarem achar lógica para as coisas que não entendem.

Unknown disse...

Um questionamento interessante... mas enfim, acho que nós nao devemos julgar o que os outros devem acreditar ou não.. sei lah... se tem gente que acha que o dinheiro não pode trazer felicidade eh melhor, sobra mais (Y)

bjo

Tenshi Shop disse...

Ola Miza aqui quem fala é o Tiago amigo do Leandro de Teresina,^.^, achei interessante, o texto, principalmente do que dizem que se não tiver estudo não é ninguém descordo totalmente, tenho so o ensino fundamental completo e to quase conseguindo ser um empresario de sucesso, falta pouco mais to chegando la, ta certo que os estudos me ajudaram a chegar aonde estou, mais como uma vez eu ouvi e achei interessante o comentario, é que a única verdade da vida, é deixar-se viver, ou seja, se você vai ser alguém ou não na vida quem decide é você, não existem verdades certas pra isso, a unica verdade pra mim pelo menos, é a que eu mesmo que tento fazer, se for a certa ou não ai a vida é quam vai dizer AHAHAHAHAH!!!!

BJS v^o^v