terça-feira, 19 de outubro de 2010

A origem do meu nome


- Como você se chama?

-Eu me chamo Miza.

-Ah...Luiza?

-Não, Miza. M-I-Z-A. Miza.

-Ah...É um apelido?

-Não, é meu nome mesmo...

-...

Essa conversa eu tenho quase todos os dias. É o mal de quem tem nome diferente ou estranho . A apresentação deixa de ser algo simples. Se meu nome fosse Maria ou Luana, só seriam duas perguntas e um “muito prazer”.

Outra dúvida comum é sobre a origem do meu nome. Queria dizer que foi inspirado em uma deusa grega que lutava pela paz e o amor ou uma rainha dos tempos antigos, mas não foi. Na verdade surgiu de um simples jogo de palavras que o meu pai fez. Ele achava bonita a palavra ‘missa’ (não me perguntem o porquê) então ele retirou o “SS” e foi colocando as consoantes até chegar a última letra do alfabeto. E ai surgiu Miza. Acho que nessa época ele não tinha muita coisa para fazer...

Meu nome foi criado antes de eu nascer. Então, meu pai ofereceu sua obra-prima para minha tia que estava grávida.Ela respondeu:’ Miza, nam, que nome estranho’. Minha prima nasceu linda,loira e com nome de cantora de MPB.

Mas, finalmente eu nasci e meu pai pode realizar sua façanha de ter uma filha com o nome Miza. Quando era criança não gostava muito dessa nomenclatura, uma vez até disse que meu nome era Marcela para uma amiguinha. Na adolescência, quando um jovem que não gostava ia se apresentar a mim, dizia que me chamava Marina. Só por preguiça de ter que repetir meu nome várias vezes. Quando passava na rua, ouvi : Eita Marina!! Eu sorria, sem graça.

Para não me sentir sozinha comecei a procurar pessoas com o mesmo nome que eu. Um amigo descobriu uma loja com o nome Miza Festas. Quem sabe a proprietária tem o meu nome? Mas o nome dela era Artemiza. No caso dela sim, era apelido. Então para contrariar a lógica dos apelidos pequenos, meus colegas de trabalho começaram a me chamar de Mizalina, Mizaltina, Mizaele... Um dia tive que mostrar minha identidade por que não acreditavam mais que meu nome era Miza.

Hoje não me sinto sozinha. Descobri que há várias Mizas nas ruas. Miza 250. Miza 150 cilindradas.Existe uma marca de moto japonesa que se chama Miza.Acho até que vou mandar esse texto para o setor de marketing da empresa. Quem sabe fazer uma campanha publicitária? ‘Sou Miza e tenho minha Miza’. Foi horrível, não é? Mas, se eu ganhasse uma Miza, já ia ser muito bom.

Apesar de todas as dificuldades que é ter um nome incomum. Eu adoro o meu. Faz parte de mim. E acho até que parece comigo: difícil de entender. O melhor de tê-lo é quando meus amigos me chamam, sinceros, com um sorriso no rosto. Acredito que um nome é só um conjunto de letras, só você pode dar vida a ele.

11 comentários:

Irno disse...

Miza, sei bem o que é ter um nome diferente. Meu nome é tão simples, com apenas 4 letras, mas as pessoas nunca compreendem de primeira. Tenho sempre que explicar, soletrar e agora utilizo a técnica da associação. Quando alguém não entende meu nome eu comparo: é que nem Arno, basta tirar o "A" e colocar a letra "I" e fica Irno. Essa técnica tem funcionado bem e de lanbuja ainda faço o interlocutor sorrir. (hahahahah). Mas assim, eu gosto muito do meu nome. Sempre achei muito massa ter um nome incomum. Pense pelo lado positivo; isso nos tornar únicos.

Unknown disse...

Pode não ter o nome, mas vc é a minha Deusa Grega, rs. Deviam inventar, Deusa Mizalina, a Deusa da Inspiração rs. E a propósito, onde vende uma Miza? Quero uma só pra mim rs.

Anônimo disse...

O meu é bem simples, Francisco Filho, nome interiorano, Mas tbm de muitos prestígios, como: São Francisco de Assis, Francisco Cuoco, Francico Totti, Francisco Moraes Sousa "Mão Santa".... entre outros. srsrsrs

JJ disse...

kkkkkkkkkkkkkkk.
Ri litros.
Tu sabe o que significa Mizalina?
hehe.

E larga de ser besta, teu nome é muito é bonito.
Pior é o meu que é nome de velho.

JJ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JJ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gisele Cardoso disse...

Amiga esse probleminha não acontece só com vc... Às vezes me chamam de Gisela, Gislene, menos o meu nome que é tauuuuuuuuuuun bunitin!
kkkkk! Ô nome lindo! Gisele! kkkk!

Arlinda Monteiro disse...

Eu já fui Aline, Carlinda, Alina! E é por isso que na balada eu sou Cristina... é tão mais simples de entender...rsrs

Rômulo disse...

Felizmente fui salvo pela minha mãe de receber o mesmo destino pelas mão do meu pai. A intenção dele era me dar o singelo nome de Rasec, o nome dele inverso, Cesar. Mas Miza é ótimo nome, afinal não teria a mesma graça te chamar de miiiiiiiiiiii. Beijos

Juca disse...

quem quiser conferir os significados dos nomes, entrem aqui: http://nomes.clickgratis.com.br/

DÊ disse...

O nome é lindo. E você mais ainda!!!!
BJS